segunda-feira, 9 de abril de 2018

O poeta do vale

O poeta do vale
PROFESSOR DO SERTÃO
(Autor: AYLTON JOSÉ DA MATA)
 I 
Eu nasci nesse sertão
Nesse sertão me criei
Na escola do arraial
Muito pouco, eu estudei
Porque tive uma outra escola
Meu pai era o professor
Foi ali que conseguí
O diploma de lavrador
   
 II
Com as lições que eu tive
Aprendi fazer fartura
E da cana de açúcar
Eu faço a pinga e rapadura
Já montei uma indústria
Para os derivados da mandioca
Pra ilusão de um lanche
Planto milho de pipoca
  
III
Guardo milho no paiol
O arroz guardo na “túia
Com a minha simplicidade
Eu tiro leite na cuia
Tenho vaca e cavalos
Porco, galinha e cabrito
Com o pomar do quintal
O meu sítio é mais bonito
                  
IV
Facilito o meu trabalho
Com engenho e o monjolo
Um arado de três discos
Eu preparo o meu solo
Muitos não dão importância
Pra esse tempo que se foi
Meu transporte ainda faço
No velho carro de boi
                  
  V
Eu troquei minha caneta
Pela foice e o machado
Como se vê companheiros...
Não sou um doutor formado
Quem fizer na faculdade
O curso superior
Não se esqueça que um caboclo
No sertão é professor.




AYLTON JOSÉ DA MATA, nasceu em 17/09/1946, é um poeta que busca destacar as belezas naturais e culturais de sua Região. Reside na zona rural, nas proximidades do Distrito de Jeroaquara, Município de Faina, Estado de Goiás, (Jeroaquara que também é conhecida como santa Rita, devido a devoção da comunidade por essa santa).
Aylton da Mata, é autor de PROFESSOR DO SERTÃO, a poesia fez parte da Programação da Tv UFG/Tv Brasil em 2017 (DIA DA POESIA), o vídeo poder se acessado no canal (youtube) da Tv UFG, o mesmo foi exibido durante a programação diária da tv.
Além dessa, Aylton tem outras dezenas de poesias, algumas fazendo parte de Filmes premiados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário